ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent Instituto REDI
  • Pesquisa

Diversidade da Comunidade Química Brasileira 2021

  • segunda, 22 de fevereiro de 2021

Carta convite

 

A Química é a ciência do universo material que utiliza ferramentas e linguagens próprias para compreender esse universo e validar hipóteses. A abstração e as análises quantitativas são fundamentais no campo do conhecimento químico. Seu sucesso é baseado nesse compromisso com a medição, e o mesmo se aplica ao nosso desejo de criar um ambiente mais diverso e inclusivo. Identificar e quantificar representatividade para mapear o cenário da diversidade ao longo de hierarquias é vital para a compreensão da situação de grupos na comunidade química. Até o presente momento, nenhuma pesquisa abrangente sobre a diversidade da comunidade química no Brasil foi realizada. No entanto, em outros países o levantamento demográfico da comunidade química acontece há várias décadas.

 

O objetivo da primeira pesquisa anual sobre a diversidade da comunidade química brasileira é entender como certos fatores como identidade, idade, área de estudo, estado de residência, emprego e resultados educacionais, renda, família e responsabilidades de cuidados infantis, cultura e a cidadania influenciam a participação na pesquisa, no ensino e na indústria química brasileira.

 

Valorizar a diversidade acarreta em excelência na área acadêmica, em progresso e é, simplesmente, a postura esperada. De fato, diversidade, equidade e inclusão podem aumentar a criatividade e contribuir para o desenvolvimento individual e coletivo, além de promover oportunidades, garantir a permanência e prevenir a perda de talentos em grupos sub-representados. O papel enriquecedor de um ambiente diverso para uma educação crítica e avanços no conhecimento foi demonstrado em diversos estudos.

 

As respostas originais do questionário serão armazenadas com segurança no servidor do Instituto REDI de acordo com nossa política de privacidade. A publicação dos resultados em questões seguirá diretrizes rígidas, incluindo relatórios de forma transparente quando o número de entrevistados em uma determinada categoria for menor que 5, embora a comunidade química brasileira possa estar entre as primeiras a realizar tal amplo levantamento de campo no país.

 

Líderes acadêmicos, industriais e governamentais podem identificar potenciais intervenções para criar uma comunidade mais vibrante e inclusiva. Esperamos que você participe da pesquisa.

 

Participar da pesquisa, por favor clique no link:

 

 

 

 

Levantamento Anual da Diversidade da Comunidade Química Brasileira 2021

 

Caso você tenha alguma dúvida sobre este estudo, por favor entre em contato com o Instituto REDI através [email protected] ou entre em contato com o Dr. Raphaell Moreira ([email protected]) ou membros da Pesquisa & Educação REDI ([email protected]).

 

Se você tiver quaisquer preocupações éticas sobre sua participação nesta pesquisa, você pode entrar em contato com Fernanda Souto no e-mail [email protected]

 

Se você sentir algum desconforto ao descrever o clima de seu ambiente de trabalho/ laboratório/sala de aula, incluindo discriminação e/ou assédio. voce pode entrar em contato com nossa psicologa Daniela Dias (CRP: 06/152537) no email [email protected] ou procurar o centro de atenção psicossocial (CAPS) em sua região.

 

 

 

Agradecemos sua participação!

Instituto REDI