Coordenação: Camila Wieser Vilione
Equipe: Raphaell Moreira, Marcelo Rosa
Objetivo(s): Este projeto tem como principal objetivo promover a autonomia dos Estudantes Público Alvo da Educação Especial (EPAEE), nos cursos de graduação em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês, STEM). E, assim, facilitar o processo de aprendizagem através de uma tecnologia assistiva, com repositório dos conteúdos programáticos adaptados, ao ponto de possibilitar que os estudos sejam realizados sem a dependência, total ou parcial, de uma rede de apoio familiar, educacional e institucional.
Motivação: Sabemos que o número de EPAEE matriculados no Ensino Superior, no Brasil, tem aumentado nos últimos anos. Em 2009, eram apenas 20,5 mil estudantes com deficiência ocupando as salas das faculdades e em 2019, este número subiu para 48,52 mil, segundo o Censo da Educação Superior (MEC/INEP). No cenário atual, família, colegas de turma, intérpretes, tutores, professores e Instituições de Ensino Superior têm papel fundamental para que esses alunos tenham êxito, tornando-os dependentes da rede de apoio.
Resultados Esperados: Esperamos promover a autonomia, mesmo que parcial, de estudantes EPAEE matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES), para que possam desenvolver seus estudos, dentro e fora da sala de aula, apenas com o auxílio da tecnologia assistiva. Dessa forma, iremos contribuir para formação de profissionais em STEM, através da inclusão e da tecnologia, reduzindo a evasão no Ensino Superior por este grupo de alunos.