O QUE É E COMO SURGIU O ELA-STEM?
O projeto Ela-STEM está totalmente ligado ao propósito do Instituto REDI. A sub-representação feminina no universo STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) não é uma questão de preferência por parte das mulheres. São muitos os obstáculos para que elas consigam ingressar em um curso universitário de alguma dessas áreas e, posteriormente, atuar nos campos de formação.
Num cenário em que os problemas da humanidade estão cada vez mais complexos e exigem mais esforços, a participação feminina acentuadamente baixa se torna uma questão ainda mais preocupante.
Nesse sentido, o Instituto REDI propõe o projeto Ela-STEM, voltado para alunas do ensino médio, a fim de combater a falta de conhecimento, de incentivo e de perspectiva em relação aos caminhos profissionais. A ideia é, por meio da oferta de mentoria gratuita online, amenizar dificuldades que afetam meninas em diversas fases da vida e em diversos contextos.
QUAIS OS NOSSOS OBJETIVOS?
Pretendemos contribuir para a redução da desigualdade de gênero no acesso à formação e ao ingresso nas carreiras das áreas de ciência, tecnologia, matemática e engenharia, preparando e engajando alunas do ensino médio (primeiro, segundo e terceiro anos) por meio da oferta de mentoria gratuita com foco nas oportunidades e no enfrentamento de desafios dessas quatro áreas nos âmbitos corporativo e acadêmico. Para isso, precisamos incentivar o interesse, a confiança e o envolvimento das alunas mentoradas com as áreas de STEM, desconstruir estereótipos que inibem a participação feminina e promover a discussão sobre desigualdade de gênero nessas carreiras.
TERCEIRA EDIÇÃO: Rumo à COP 30
Nesta edição, vamos focar na preparação das jovens para a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. Abordaremos temas como:
- A importância da ciência e tecnologia para o enfrentamento da crise climática.
- O papel das mulheres na liderança de projetos e políticas de sustentabilidade.
- As oportunidades de carreira em áreas como energias renováveis, biotecnologia e economia circular.
PÚBLICO-ALVO
Alunas do ensino médio de todo o Brasil, com prioridade para alunas do terceiro ano, pretas, pardas e indígenas.
POR QUE PROJETOS COMO O ELA-STEM SÃO TÃO NECESSÁRIOS?
A baixa representatividade feminina em STEM é um problema global. No Brasil, apenas 25% dos pesquisadores são mulheres. O Ela-STEM busca mudar essa realidade, oferecendo às jovens o apoio e o conhecimento necessários para que elas se tornem protagonistas na construção de um futuro mais sustentável para todos.
AGENDA 2030 DA ONU
Este projeto se conecta aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, especificamente a metas do 4 (educação), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades).
REGULAMENTO
Para acessar o regulamento, clique aqui.
FICHA DE INSCRIÇÃO
Para realizar sua inscrição, clique aqui.
ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS
Instituto REDI (@institutoredi) • Fotos e vídeos do Instagram
PUBLICAÇÕES RELACIONADAS
Palestra do dia 14 de dezembro de 2024 com o tema Mulheres na Ciência, está confirmada com Thamiris de Santana
Palestra do dia 26 de outubro de 2024 com o tema Educação Financeira, está confirmada com Vanessa de Oliveira
Palestra do dia 23 de novembro de 2024 com o tema Engenharia Espacial, está confirmada com Rosana Araújo
Palestra do dia 14 de setembro de 2024 com o tema Engenharia e Meio Ambiente, está confirmada com Isabel Trannin
Palestra do dia 28 de setembro de 2024 com o tema sobre Física, está confirmada com Gabrielle Weber
Palestra do dia 07 de dezembro de 2024 com o tema Computação e Biologia Estrutural de Mãos Dadas, está confirmada com Silvana Giuliatti