ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent Instituto REDI
  • Caderno REDI

1° Dia do Summit REDI: Um resumo

  • quarta, 30 de março de 2022

Em novembro de 2021 aconteceu, durante os dias 11, 12 e 13 de novembro, o primeiro Summit REDI com o tema, A importância da diversidade e inclusão nas ciências exatas e engenharias (STEM) no Brasil. O evento reuniu pesquisadores de graduação e pós-graduação, ativistas, educadores e profissionais do setor privado interessados nas questões que envolvem gênero, raça e etnia e interseccionalidades nas áreas de STEM.  Assim como descrito por  Raphaell Moreira, fundador e atual presidente do Instituto REDI, “O Summit REDI 2021 simboliza uma oportunidade para o debate e busca de soluções efetivas e viáveis para que possamos mudar o cenário do Brasil, [...] no qual mulheres e outras minorias raciais e étnicas são sub representadas”

 

No primeiro dia, 11 de novembro, foi debatido dentro desse abrangente contexto temático de diversidade e inclusão nas áreas de STEM, o tema Inclusão na pesquisa e educação STEM, as apresentações foram divididas em duas sessões uma durante a manhã e outra ao decorrer da tarde, nas quais o assunto central foi amplamente debatido por educadores que atuam em projetos que promovem mudanças acadêmicas e sociais por meio de metodologias de ensino STEM. 

 

O evento foi aberto pela palestra “Onde está a construção do conhecimento?”, apresentada pelo Prof. Dr. José Armando Valente (UNICAMP) e mediada por Ana Cristina Coimbra, membra da divisão de pesquisa e educação do Instituto REDI.  O Prof. Dr. José Armando Valente ressaltou em sua palestra pontos centrais para uma integração efetiva entre tecnologia e construção do conhecimento através de uma cultura maker, na qual o aluno seria convidado a assimilar conceitos teóricos através da prática de projetos, tendo assim um papel de protagonista no processo de aprendizagem. No entanto, também foram destacados os desafios para a implantação desse método de ensino, que para ser colocado em prática necessita de uma transição da pedagogia tradicional para uma pedagogia STEM baseada na ação, reflexão e compreensão da teoria. 

  

Logo em seguida, ocorreu a palestra sobre “A abordagem construcionista, contextualizada e significativa (CSS): formação, extensão e pesquisa em uma perspectiva inclusiva''. A palestrante convidada foi a Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlenzen (UNESP), tendo como mediadora Aline Alcantara, membra da Divisão de Pesquisa e Educação do Instituto REDI. Alinhada com as reflexões expostas pelo Prof. Dr. José Valente, a Profa. Dra. Elisa Schlenzen, também enfatizou a importância da construção do conhecimento com a integração da tecnologia em um processo, no qual o aluno não é somente um ouvinte, mas um personagem atuante e crítico do conhecimento que lhe é passado, no entanto a professora ressaltou essa temática sob a perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência. Destacando que o processo para uma educação inclusiva passa pela valorização das competência dos estudantes, na qual é preciso explorar o potencial individual de cada aluno, concluindo que “a aprendizagem é individual e deve ser descoberta dentro de cada ser”.

 

A segunda parte do evento foi uma mesa redonda sobre a Inclusão, educação e pesquisa STEM para todos os gêneros. Os convidados para esse debate foram a Dra. Sandra Unbehaum (FCC), o Prof. Dr. José Eduardo Lanuti (UFMS) e Msc. Thais Gava (FCC), a mediação também ficou a cargo de Aline Alcantara. A Dra. Sandra Unbehaum e a Msc. Thais Gava foram as primeiras a falar, ambas dialogaram acerca da sub-representatividade das mulheres na área de exatas e o papel das escolas, principalmente, no ensino médio na formação das escolhas profissionais e acadêmicas dessas jovens. Consoante a essa visão, a Msc. Thais Gava, reforçou o papel socializador da escola na formação do indivíduo, o que traz para essas instituições um papel crucial na vida das estudantes não apenas como acadêmicas ou profissionais, mas como seres integrais e complexos. Ideia reforçada na fala do Prof. Dr. José Eduardo Lanuti, que sinalizou em seu discurso a importância da suspensão de categorizações estereotipadas baseadas em ideias limitadoras de gênero, raça, etnias, ou qualquer outra característica. 

 

Ao final, para encerrar o primeiro dia do Summit Redi, ocorreu  o bate-papo “No Cotidiano da Comunidade LGBTQIA+” com a Dra. Daniela Mourão, membra da Divisão de Pesquisa  e Educação do Instituto REDI e a mediadora Rebeca Gois, membra da Diretoria de Comunicação do Instituto REDI. Durante o bate-papo a Dra. Daniela Mourão compartilhou com os espectadores a sua vivência como mulher trans no mundo acadêmico e as dificuldades enfrentadas no processo de auto aceitação, de transição e a relevância de um ambiente acolhedor para pessoas trans. A Dra. Daniela Mourão finalizou o bate-papo com a reflexão que o combate a desumanização das pessoas trans precisa estar presente em projetos institucionais e debates dentro de ambientes acadêmicos, pois a omissão desse debate estimula a disseminação e aceitação de práticas preconceituosas que promovem a violência contra minorias. 

 

O primeiro dia do evento Summit REDI, por fim, foi repleto de questionamentos e reflexões acerca da necessidade da inclusão de minorias sub representadas na área de STEM, porém os debates foram muito além disso trazendo pensamentos mais amplos sobre a singularidade humana e a valorização da diferença como meio de desenvolvimento do potencial acadêmico e profissional de cada indivíduo. Todos os convidados traçaram narrativas que juntas expressam de fato a relevância da discussão proposta sobre Inclusão na pesquisa e educação STEM, trazendo à tona a profundidade e complexidade demandada pelo tema. É válido lembrar que todas as atividades do primeiro dia do evento, assim como as demais atividades exibidas originalmente nos dias 12 e 13 de novembro de 2021, estão disponíveis no canal do Instituto REDI na plataforma do YouTube. 

 

Referências

 

1° Summit REDI em STEM Brasil 2021.[S.I.:s.n.], 2021. 1 vídeo (1:44:21).Publicado pelo canal Instituto REDI. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=V4oQAYgxn6Y&t=321s. Acesso em: 15 mar. 2022.

 

1° Summit REDI em STEM Brasil 2021 – 11/nov (tarde).[S.I.:s.n.], 2021. 1 vídeo (2:37:35).Publicado pelo canal Instituto REDI. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=r_lVFRJAGRU Acesso em: 15 mar. 2022.

 

AUTORA

Adrienne Mota